Modalidades Olímpicas



Modalidades:
         Softball e Basebol, Boxe, Taekwondo, Tiro com Arco, Levantamento de Peso, Atletismo, Badminton, Basquete, Canoagem, Ciclismo, Esgrima, Futebol, Ginástica, Handebol, Hipismo, Hóquei Sobre a Grama, Judô, Luta, Nado Sincronizado, Natação, Pentatlo Moderno, Tênis, Tênis de Mesa, Pólo Aquático, Remo, Saltos Ornamentais, Tiro, Tiro com Arco, Triatlo, Vela, Vôlei e Vôlei de Praia.

       Algumas modalidades como Softball e Basebol não são disputados com muita freqüência nas olimpíadas de agora. Assim como o Hóquei sobre a Grama que não era disputada, mas voltou a participar nas olimpíadas.
História ou curiosidades de alguns esportes:
Softball:



          O softbol é uma modalidade inteiramente baseada no Beisebol. Seria uma versão mais “soft” (leve, em inglês) do esporte. Seu surgimento data de 1887, por membros do Clube Náutico Farragut, de Chicago, nos Estados Unidos. O crescimento do esporte nos Estados Unidos foi auxiliado pela excursão feita por jogadores com mais de 75 anos que em 1931 viajaram pelo país fazendo exibições.



Hóquei Sobre a Grama:
           Apesar de não ser um esporte muito difundido no país, o hóquei sobre a grama é praticado no Brasil há muito tempo. Os primeiros indícios da modalidade datam de 1880, quando imigrantes alemães e ingleses trouxeram o jogo da Europa. Em função disso, o desempenho do Brasil nunca foi dos melhores em competições internacionais. Nos últimos Jogos Sul-Americanos, disputados na Argentina em outubro de 2006, o país decepcionou e terminou na última colocação geral da competição.
Hipismo:
          O hipismo é um esporte muito antigo, praticado por um homem e seu cavalo. Desde os Jogos Olímpicos Antigos ele era praticado como competição. Porém, as regras e as competições como as que ocorrem hoje, começaram somente no ano de 1883, nos Estados Unidos. No programa dos Jogos Olímpicos Modernos, o hipismo foi incluído nas Olimpíadas de 1912 em Estocolmo (Suécia).
Boxe:
          Na antiguidade, antes mesmo das civilizações grega e romana, há indícios arqueológicos que indicam que o homem praticava lutas usando as mãos, desferindo golpes uns contra os outros. Os gregos e romanos também praticavam lutas deste tipo com objetivos esportivos (caso dos gregos) ou de simples diversão (caso dos romanos). No século XVII, no Reino Unido. Foi no ano de 1867, que o uso de luvas e o número de assaltos foram determinados como regras oficiais. As lutas profissionais possuem, no máximo 12 assaltos com 3 minutos cada. Porém, em determinadas competições o número de assaltos pode ser menor. Nas Olimpíadas, por exemplo, são 3 rounds de 3 minutos cada.
Taekwondo:
          Taekwondo ou Tae kwon do é uma arte marcial que foi criada, pelo general sul-coreano Choi Hong Hi, em 11 de abril de 1955. Nas Olimpíadas de Seul (1988), o Taekwondo tornou-se um esporte olímpico de exibição. Nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrália), em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial. Em coreano a palavra taekwondo possui o seguinte significado: caminho dos pés e das mãos através da mente. Apesar de ser uma luta, possui, assim como quase todas as artes marciais, uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, integridade, autocontrole, cortesia, respeito e lealdade. E o Taekwondo é a marca de origem coreana.
Tiro com Arco:
          Há cerca de 30 mil anos, a prática era utilizada como método de caça. Depois, passou a ser uma arma de guerra muito importante, empregada constantemente nas frentes de batalha dos grandes exércitos. A importância do arco e flecha em combates sempre foi grande. Inclusive, os povos que melhor desenvolveram suas habilidades com o instrumento sempre tiveram vantagens militares sobre seus inimigos. A força do arco, porém, diminuiu com o surgimento das armas de fogo. Assim, com o passar dos séculos, a prática passou a ser apenas uma forma de diversão e exibição dos homens. Durante a Idade Média, diversos clubes de arqueiros foram criados na Europa.

Levantamento de Peso:
          O Levantamento de peso, também conhecido como halterofilismo. Além das Olimpíadas, podemos destacar o Campeonato Mundial de Halterofilismo que é realizado anualmente (exceto nos anos de Olimpíadas). A última edição ocorreu em 2011 na cidade de Paris. Os levantadores de peso da China e Rússia foram os destaques, sendo vitoriosos em várias categorias O levantamento de peso (masculino) é um dos esportes olímpicos desde a primeira edição em 1896 (Olimpíadas de Atenas). Já o levantamento de peso feminino entrou no programa dos Jogos Olímpicos somente na edição de Sydney (ano 2000).
Natação:
          A natação é uma atividade física praticada na água. Na Grécia Antiga, esta atividade já era praticada por ser benéfica ao corpo humano. Este esporte já fazia parte das Olimpíadas na Grécia Antiga. No século XIX, os ingleses criaram as primeiras regras para a prática da natação enquanto esporte competitivo. Ainda no século XIX, as primeiras competições foram organizadas na Inglaterra. As competições internacionais de natação são organizadas pela Fina, criada em 1908.

Vôlei:
          Voleibol foi criado nos Estados Unidos, no dia 9 de fevereiro de 1895, pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços de Massachusetts) William George Morgan. A primeira vez em que o vôlei foi disputado em jogos olímpicos como modalidade oficial foi em 1964, em Tóquio (Japão). Na ocasião, a Rússia foi campeã masculina e o Japão ficou com o título feminino. Foi então que William G. Morgan, que era diretor de educação física da entidade, criou o vôlei.


Tênis:
          A história do tênis foi praticamente criada na França, no século 12. Na época, o esporte era disputado com as mãos e a bola era arremessada contra um muro. E então o tênis foi evoluindo. Cerca de duzentos anos mais tarde, foi desenvolvido um protótipo da atual raquete. Era um pedaço de madeira em forma de pá. Logo depois, os italianos adicionariam cabo e cordas ao instrumento. Nesse período, a modalidade se desenvolveu e deixou de ser praticada em um muro, passando a uma quadra retangular dividida ao meio por uma corda. E as regras do tênis foram feitas pelo britânico Walter Wingfield por volta de 1870.



 Pólo Aquático:


          O Polo Aquático é um esporte coletivo praticado em piscina e disputado por duas equipes. Este esporte foi criado no século XIX (por volta de 1870), na cidade de Londres (Inglaterra). Porém, há relatos que indicam que o esporte era praticado desde o século XVIII, principalmente na Inglaterra e na Escócia. 

 Polo Aquático é praticado em piscinas que devem ter entre 20m m e 30m de comprimento, entre 10m e 20m de largura e, no mínimo, 2 metros de profundidade. Em cada extremidade da piscina é colocado um gol (meta) de 3m de largura e 90cm de altura.

        As equipes são formadas por sete jogadores de linha (que atuam na partida) e seis suplentes (reservas). Os gorros ou tocas são usados para diferenciar cada equipe. Os goleiros devem usar tocas vermelhas.
            A bola de Polo Aquático deve ter entre 400 e 450 gramas de peso. O diâmetro deve ficar entre 68 e 71 centímetros.
        O Polo Aquático foi o primeiro esporte coletivo (praticado em equipes) a ser disputado em Olimpíadas. A estreia do esporte ocorreu nas Olimpíadas de Paris, no ano de 1900.









Nenhum comentário:

Postar um comentário