O Tubarão Australiano



Ian Thorpe um verdadeiro “torpedo humano”, foi como o chamaram após ter conquistado duas medalhas de ouro em um mesmo dia. O australiano surpreendeu a todos com sua grande técnica, agilidade, e concentração, nas provas em que participou. Ian foi à grande sensação das Olimpíadas de Sydney em 2000.

 Com apenas 17 anos, ganhou três medalhas de ouro e duas de prata nas olimpíadas. Nos 40x100m no revezamento e, nos 400m livre conquistou suas medalhas de ouro, isso sem contar que Ian Thorpe quebrou seu próprio recorde mundial ao vencer a prova dos 400 metros livre.

Dois dias depois competiu novamente e, ganhou sua primeira medalha de prata nas olimpíadas de Sydney nos 200m livre, perdendo pra o nadador holandês Pieter van den Hoogenband, há quem fale que Thorpe só perdeu porque estava cansado.

 Mas o relâmpago Australiano, que é tão rápido quanto um, logo em seguida faturou sua terceira medalha de ouro em Sydney ao vencer a prova dos 4x200m livre com a equipe australiana. Para encerrar sua participação nas olimpíadas de 2000 com “chave de ouro” Ian ganhou sua quinta medalha, de prata, nos 40x100m medley de revezamento.

Ian se interessou por esportes desde pequeno, vindo de uma “família esportiva”, onde seu pai Ken Thorpe era um jogador de críquete, sua irmã também pratica a natação, foi incentivado desde pequeno a praticar esporte, é ótimo que ele tenha sido incentivado, pois só assim o mundo todo pode apreciar o grande tubarão das piscinas.

Isso nos faz pensar novamente se o que falta para o Brasil deslanchar nas olimpíadas seria o incentivo ás crianças, um investimento real nos esportes, e acreditar nas futuras gerações. Porque nessa olimpíada o Brasil literalmente não soube nadar a favor da maré, e as medalhas de ouro que esperávamos foram por água abaixo.






Fotos - Ian Thorpe nas Olimpíadas de 2000

Um comentário: